Tempo frio requer cuidados com os pets

Com a chegada do inverno é importante tomar algumas precauções para manter a saúde do seu pet em dia. A veterinária Pamella Sparenberg (CRMV/PR – 9582) fala sobre algumas doenças causadas pela mudança de temperatura, como a gripe canina, e como preveni-las.

 

Quais os sintomas da gripe canina?

Pamella Sparenberg: Basicamente, o sinal clínico é a tosse seca, mas pode ser grasnante e podem vir seguidas de ânsia de vômito e expectoração de muco.

 Quais os sintomas da pneumonia?

Pamella: Os sinais são tosse acompanhada de secreção nasal mucopurulenta, intolerância ao exercício, dificuldade respiratória e podem apresentar perda de peso, além de febre.

 Qual o tratamento da gripe? E da pneumonia?

Pamella: O diagnóstico se dá através do exame clínico feito por um veterinário e exames complementares. Já o tratamento cabe ao médico veterinário indicar as melhores opções de medicação para cada paciente.

Como identificar que meu animal tem bronquite?

Pamella: Normalmente, a tosse proveniente da bronquite é mais alta e ruidosa. Mas através da auscultação podemos perceber melhor os “chiados” inspiratórios e expiratórios.

A inalação é indicada? Pode ser usado o aparelho que é usado para humanos?

Pamella: Pode ser indicada, porém sempre deve ter a avaliação do médico veterinário. O aparelho pode ser o mesmo usado em humanos.

Para a inalação, é necessário o uso de medicação? Qual?

Pamella: Pode ser indicada o uso de medicações para inalação, mas sempre lembrando que cabe ao médico veterinário avaliar cada caso para que possa indicar a melhor opção.

Com o tempo mais frio, além da gripe e pneumonia, quais os outros problemas de saúde os pets podem apresentar?

Pamella: A osteoartrose é uma doença que acomete os animais idosos e, no frio, pode agravar seu estado devido as dores que esses animais sentem. Outra doença que pode acometer os animais nesta estação, são os problemas de pele causados pelo uso constante de roupinhas sintéticas e banhos muito quentes dados em casa ou em pet shops.

Quais os cuidados os donos de pet devem tomar?

Pamella: Prevenção sempre é a melhor solução. Mantenha seu animal com as vacinas sempre em dia. No uso de roupinhas, busque sempre roupas de algodão e todos os dias deve ser retirada por um período para que a pele possa “respirar”, em caso de animais de muito pelo, é necessário pentear para evitar que fiquem embolados. Procure sempre um veterinário de sua confiança para explicar todas as medidas.

Quem ama cuida, quem ama aquece, quem ama vacina, quem ama identifica!

Vanessa Guerra
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *