Veterinários realizam a campanha “Outubro Rosa Pet” 

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a doença. Assim como nos humanos, o câncer de mama também é um problema sério nas fêmeas de cães e gatos, por isso, veterinários estão promovendo o “Outubro Rosa Pet”, para conscientizar os donos de pets de estimação sobre a doença e como preveni-la.

O FALACÃO entrevistou as veterinárias Marilis Beckert Feijó Santos, CRMV PR 8686, Simone Santana de Farias, CMRV 10799 e a estudante de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti, do 8º período, Vanessa Ianczkovski, sobre o tema. 

 Como fazer o exame nas mamas da fêmea, no caso, gata e/ou cachorra? 

Marilis Beckert: Os tutores podem aproveitar o momento em que estão acariciando seus animais para avaliarem as mamas. Primeiro pode-se observar externamente, as cadelas têm cinco pares e as gatas, quatro pares. A palpação deve ser realizada uma por uma e entre elas, caso note algum nódulo/caroços, diferença de tamanho entre as mamas, aumento de volume ou algum tipo de secreção, por menor que seja, é razão para uma visita ao médico veterinário. 

 O tutor viu alguma anormalidade, o que fazer?  

Simone Santana: Deve procurar um médico veterinário para realização de uma consulta, pois é o único profissional habilitado para diagnosticar o câncer de mama no seu pet. Um simples toque ao acariciar seu pet, pode resultar num diagnóstico precoce, assim salvar a vida dele. 

Quais são os exames laboratoriais?  

Vanessa Ianczkovski: Para a confirmação do câncer de mama, é comum a realização de um exame chamado citologia aspirativa. É realizada através de uma punção do nódulo com uma agulha, exame tranquilo, sem necessidade de sedação. Caso o resultado seja positivo, é necessária a avaliação dos outros órgãos, através da ultrassonografia abdominal e da radiografia torácica, uma vez que os tumores mamários podem causar metástase, sendo o pulmão um órgão recorrente. 

 Além do “autoexame”, existe outra forma de prevenção?  

Marilis, Simone e Vanessa: Existe, a castração precoce, entre 4 a 9 meses de idade, previne doenças como câncer de mama e infecção uterinas. Há uma importante redução de ocorrência da doença em fêmeas castradas antes do primeiro cio, nelas o índice de desenvolver tumores mamários cai da média de 26% para a 0,5%. Vale lembrar que à administração de medicamentos anticoncepcionais de uso veterinário predispõem a tumores e infecções, sendo seu uso contraindicado. 

Quem ama cuida! Quem ama castra! Quem ama identifica!

Por Vanessa Guerra – Jornalista

2 comentários em “Veterinários realizam a campanha “Outubro Rosa Pet” 

  • 17 de dezembro de 2020 em 17:20
    Permalink

    I quite like reading through a post that can make people think. Also, thanks for allowing for me to comment. Laurena Guss Gaul

    Resposta
  • 12 de janeiro de 2021 em 06:49
    Permalink

    I enjoy your work, thanks for sharing all the useful blogs. Vanda Germain Alesandrini

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *