Cães estão liberados nas praias do Rio de Janeiro

 

Bella, Chiquinha e Titi curtindo a praia

Levar cães para as praias era uma reivindicação antiga dos cariocas e uma realidade em diversos países desenvolvidos. Em setembro de 2019, os parlamentares da Câmara do Rio decidiram atender à demanda desta parcela da população e aprovaram a Lei n° 6.642/2019, de autoria do vereador Luiz Carlos Ramos Filho (PODE), que autoriza a permanência de cães nas areias de todas as praias cariocas, podendo o Poder Público delimitar e restringir o acesso a determinadas faixas de areia específicas.

 

Chiquinha foi bem recebida nas praias

Para que o banhista possa frequentar a praia com o seu cão, o pet deve estar vacinado e não ser portador de zoonose, que é uma infecção ou doença infecciosa transmissível. Outras exigências também precisam ser cumpridas: o cão tem que portar certificado de vacinação com etiqueta semestral de vermifugação; o uso de coleiras é obrigatório; e o condutor tem que recolher os dejetos do animal.

O parlamentar destaca que é grande a parcela da população a ser beneficiada, já que dados do IBGE indicam que há mais animais de estimação do que crianças no Brasil. São mais de 132 milhões de pets no país, incluindo 52 milhões de cães.
“Muitos donos gostariam de integrar seus animais de estimação a outras esferas da vida cotidiana, além de suas residências. Assim, a lei atende à solicitação dessa parcela da população e, ao determinar faixas de areia não exclusivas para a permanência e circulação de cães, garante o lazer, o respeito, a segurança e a saúde de todos os frequentadores das praias municipais”.

 

Há espaço para todos nas praias

O autor da medida ainda argumenta que o tratamento humanizado de animais de estimação é uma tendência recente, já é realidade em todo o mundo. “A permanência e a circulação nas praias são franqueadas a cães em mais de 400 localidades nos Estados Unidos. Além do exemplo norte-americano, é possível encontrar cachorros em areias europeias: França, Itália, Croácia, Holanda, Inglaterra, Suécia e Espanha lideram o ranking das melhores praias na Europa para os pets. Para além dos famosos destinos, Japão, Polônia, Sri Lanka, Venezuela, Austrália e Israel também contam com a facilidade canina”.

TODO MUNDO GANHA

Juliana e Chiquinha passaram as férias no Rio porque os cães podem frequentar a praia

A Lei não beneficia apenas os cariocas, muitos turistas estão escolhendo o Rio de Janeiro para passar as férias pelo fato de poderem levar seus cães para a praia. “Só passamos o Ano Novo e as férias no Rio de Janeiro porque há a permisão da permanencia dos cães nas praias. Nossas férias foram maravilhosas, fomos muito bem recebidos pelos outros frequentadores da praia, assim como pelo estabelecimentos, com certeza vamos voltar”, afirma a joprnalista Juliana Bannach, que usufruiu dos direitos proporcionados pela Lei.

A liberação de pets nas praias beneficia os cães, os tutores, os turistas e o comércio da cidade, ou seja, TODOS GANHAM COM OS CÃES NAS PRAIAS!

Fonte: Câmara RJ
Imagens: Juliana Bannach

#vaitercachorronapraiasim

Um comentário em “Cães estão liberados nas praias do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *