Alerta sobre a Febre Maculosa | Doença do Carrapato

A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade.☠️

Causada por uma bactéria é transmitida pela picada do carrapato-estrela, que pode se alojar em animais domésticos, como cães e gatos, mas que atinge principalmente os animais silvestres, como capivara, equinos e bovinos.

Estamos no período do ano (junho a novembro), em que a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta.

Por este motivo é extremamente importante, após passeios, verificar (em humanos e cães) se há algum carrapato preso ao corpo. Se sim, usar uma pinça para agarrá-lo e remover cuidadosamente. Não o esmague com as unhas, pois pode haver liberação das bactérias que têm capacidade de penetrar em pequenas lesões na pele. Trate o carrapato como se estivesse contaminado: mergulhe-o em álcool ou jogue no vaso sanitário. Limpe a área da picada com antisséptico, lave bem as mãos.

Busque atendimento médico caso tenha frequentado parques, pastos, matas, pesqueiros, sítios, fazendas, margens de rios, córregos e lagoas; tenha tido contato com animais silvestres; tenha aparecimento de manchas vermelhas ou manifestações hemorrágicas/sangramentos pelo corpo.

O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias. Outros sintomas são febre, dor de cabeça e dor no corpo.
Se for passear em locais que podem ter o carrapato-estrela tenha muito cuidado, principalmente com o seu cão, que deve estar devidamente protegido com os medicamentos que ajudam a evitar a doença do carrapato!

Quem ama, cuida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *