Saiba como ajudar ONGs de proteção animal

O Brasil, assim como outros países, luta para enfrentar os impactos da pandemia causada pelo coronavírus – COVID-19, uma doença infecciosa causada por um novo vírus. Assim como o país, a população busca alternativas para passar por essa situação sem extrapolar o orçamento. Entre as medidas adotadas, está o corte nas doações para o terceiro setor, o que causa grandes impactos na atuação de ONGs, inclusive nas de proteção animal. E você pode ajudar uma ONG de proteção animal sem sair de casa, de graça ou sem gastar muito.

Se informe para saber se a ONG tem mídias sociais, se não tiver, você pode ajudar na criação das contas e na geração de conteúdos. Se a ONG já tiver mídias sociais, você pode divulgar o conteúdo nas suas redes. Não custa nada!  Outra dica que não precisa de investimento é pedir para aquele pet shop amigo colocar uma caixinha na porta para incentivar os clientes a comprarem produtos para serem doados para a ONG.
Ainda sem gastar dinheiro, se você conhece um fabricante de produtos pet, pode ver se ele topa fazer uma doação ou parceria com uma ONG. A empresa pode também reverter uma parte das vendas dos produtos para a ONG.  Tentar parcerias para conseguir outros produtos para fazer rifa ou bingo, quando a quarentena passar, também é uma boa ideia!
Sabe aquela caminha, cobertor, roupinha, potinhos e até mesmo o brinquedo que seu pet não usa mais, ele também pode ser doado para um cão carente. Mas não são só as coisas do pet que podem ser doadas não! Você também pode aproveitar a quarentena para dar aquela geral na casa e separar o que não usa mais para fazer um bazar em prol da ONG.  Outra maneira de ajudar uma ONG é apadrinhar um cão e pagar pelas despesas dele mensalmente.
E a última dica, mas não menos importante, aproveite as promoções que estão rolando durante a quarentena para comprar produtos para doar e peça para a loja entregar na ONG, assim você não precisa sair de casa e ainda ajuda a garantir a alimentação, saúde e higiene dos cães carentes.
Em todo o país, mais de 170 mil pets estão sob os cuidados de 370 ONGs e grupos que atuam na área de proteção animal, de acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil, realizado em 2018. Desse total, 169 entidades estão no Sudeste, tutelando mais de 78 mil cães e gatos. A maior parte é formada por cachorros (96%) enquanto gatos representam a minoria (4%).
Mais de 600 pets aguardam por adoção na AILA – Foto: Paulo Wolf

Entre as entidades de proteção animal da região Sudeste, está a Aliança Internacional dos Animais – AILA, localizada em Cotia-SP. A entidade iniciou as atividades em 1.999 e de lá para cá muitas conquistas foram alcançadas em duas décadas de atuação.  Além do pioneirismo da Unidade Móvel, que realizou mais de 90 mil esterilizações filantrópicas em comunidades carentes, foram feitos mais de 20 mil resgates e cerca de 15 mil pets ganharam um lar.

“Esse resultado é inacreditável e um estímulo para continuarmos lutando, mesmo enfrentando tantas dificuldades, pois muitos pets são resgatados praticamente em estado terminal, sem força e sem vontade de lutarem por suas vidas. Mas com o abrigo apropriado, alimentação de qualidade, remédios, vacininas, e principalmente, com amor que recebem na AILA, eles se recuperam e renascem”, conta a fundadora e presidente da entidade, Ila Franco.

Atualmente, a AILA abriga 627 pets, 503 cachorros e 124 gatos, todos disponíveis e aguardando muito por adoção. Para manter tudo de acordo com normas de higiene, a instituição tem um gasto médio de R$1.500 por mês somente em material de limpeza, e para alimentar os pets são utilizadas seis toneladas de ração animal. Ao logo dos anos, a entidade fez muitas parcerias com empresas do setor pet e conquistou algumas doações espontâneas, muitas vezes sem periodicidade, mas que amenizam as dificuldades enfrentadas ao final de cada mês.

Alemão aguarda por uma família há 8 anos

Apesar da pandemia, as atividades e despesas da AILA continuam e a entidade precisa de doações. Os itens de maior necessidade são coleiras antipulgas, vermífugos, vacinas, remédios e shampoos, bem como materiais de higiene, como tapetes higiênicos e toalhas. Outros itens de uso animal, como camas, cobertas, roupas e comedouros, usados ou não, também podem ser doados.

Quem tiver doação, pode enviar um e-mail ailaprotecao@gmail.com  para a entidade fazer o registro de entrada e controle, para depois distribuir entre os núcleos do abrigo.

A entidade também precisa renovar e dar continuidade aos projetos da Unidade Móvel e finalizar o telamento do gatil, para isso necessita de novas parcerias. Se você tem interesse em ser um parceiro ou voluntário, entre em contato pelo e-mail, através dele também é possível  solicitar os dados bancários da entidade, para doação de valores.

Nessa pandemia, você está mais próximo do seu pet! Ajude uma ONG a cuidar dos pets carentes para que eles fiquem mais próximos da oportunidade de ter um lar e uma família como a sua.

Procure uma ONG de proteção animal da sua região e faça sua doação.

Ajude quem ajuda! Não compre, adote!

Por Juliana Bannach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *